Estamos em dezembro, mês das férias de verão, do calor intenso, das viagens para a praia. Tudo isso é uma delícia, mas…vamos curtir tudo isso de maneira consciente??

O Câncer de Pele é o tipo de câncer mais comum no mundo. Existem os tipos menos agressivos (não-melanoma) e os mais agressivos (melanoma). Felizmente, os tipos menos agressivos são também os mais comuns.

Todos estamos sujeitos ao Câncer de Pele, mas alguns fatores aumentam a chance de desenvolver esta doença, tais como: indivíduos de raça branca, especialmente os de pele, cabelo e olhos claros, que sempre se queimam e nunca se bronzeiam à exposição solar; idade superior a 40 anos; exposição aos raios ultravioletas do Sol; indivíduos que trabalham sob exposição solar frequente (trabalhadores rurais, jardineiros, carteiros, surfistas, vendedores ambulantes, etc); albinismo; entre outros.

Geralmente, esse câncer ocorre nas regiões da cabeça (principalmente nariz, orelhas e lábios) e do pescoço. Outros locais são braço, mãos e costas.

Ao que devemos ficar atentos?

Devemos ficar atentos à nossa pele para identificar possíveis:

1 – “feridas” que demoram mais de 4 semanas para cicatrizar;

2 – “manchas” que mudam de cor;

3 – “manchas” ou “pintas” que coçam, ardem, “descascam”, sangram ou se transformam em “feridas”;

4 – “manchas” ou “pintas” que aumentam de tamanho com o passar do tempo.

O que fazer em caso de lesões de pele suspeitas?

Deve-se procurar um médico dermatologista para melhor avaliação da lesão e, se for o caso, para realização do tratamento.

Quais medidas devo tomar para diminuir meu risco de desenvolver Câncer de Pele?

Devemos evitar a exposição solar das 10hs às 16hs; utilizar filtros solares; utilizar roupas compridas, chapéus, guarda-sol e óculos escuros para proteção contra os raios solares.

Além disso, devemos ficar atentos ao surgimento de novas “manchas” em nossa pele ou se as “manchas” ou “pintas” antigas estão aumentando de tamanho, mudando de cor, sangrando, enfim, devemos “conhecer nossa pele” para que possamos perceber qualquer tipo de alteração que ocorra na mesma.

Veja a regra do ABCDE na imagem para aprender a avaliar suas “pintas” e “manchas” de pele corretamente.

Proteja-se do Câncer de Pele!