20.2 C
Jandaia do Sul, BR
sábado, 21 setembro 2019

Tarifa de água da Sanepar sobe 12,1%

Por: Contraponto.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná (Agepar) autorizou a Sanepar a aplica 12,13% de aumento à tarifa de água. A decisão saiu na noite desta segunda-feira (15) e pode entrar em vigor já a partir da fatura do próximo mês a ser enviada aos consumidores. A Agepar atendeu pedido encaminhado pela Sanepar em 12 de março passado.

Além da inflação do período, de 3,8%, o reajuste inclui uma parcela da recomposição tarifária de 25,63%  – autorizada no ano passado pela Agepar e festejada pelos acionistas privados – escalonada em oito anos.

Sanepar acha bom para o consumidor aumentar a tarifa da água. Pode?

Alegando que as tarifas de água esgoto estavam defasadas, em razão de reajustes não aplicados ao longo de anos anteriores, em 2017 a Agepar autorizou a Sanepar a fazer um aumento de 25,63% a ser escalonado em oito anos, ou seja até 2025. Mas agora, para surpresa geral, o presidente da companhia, Cláudio Stabile, anuncia perante investidores reunidos pela XP Investimentos no evento Paraná Day que estuda a antecipação do reajuste. Isto é, que o índice seja aplicado em menos tempo do que o inicialmente autorizado.

Argumento dele: a antecipação seria boa para os consumidores! Segundo Stabile, “quanto mais tempo você posterga essa dívida, mais cara ela fica – e quem vai pagar essa conta é a população. Queremos agir de forma que os consumidores sejam menos penalizados pelo que não foi feito no passado”, disse em entrevista à imprensa nesta terça-feira (5). A Sanepar deve apresentar a proposta à Agepar – órgão que regula os serviços públicos concessionados no Paraná – no mês que vem.

Sanepar acha bom para o consumidor aumentar a tarifa da água. Pode?A grita contra a ideia foi imediata. O presidente do MDB do Paraná, João Arruda, candidato ao governo do estado nas eleições de 2018, disse que isso “não tem cabimento”. Em sua conta no Twitter, o ex-deputado escreveu: “É inexplicável. Como é que é? Então antecipar o aumento da conta de água e esgoto é bom para o povo do Paraná?”.

João Arruda questiona a matemática do presidente da Sanepar que “só atende os acionistas privados da Sanepar e prejudica os paranaenses que já paga uma alta carga de impostos nas tarifas de água, luz, telefone – só para citar os serviços básicos”.

O ex-deputado diz que a antecipação do aumento já havia sido acordada entre o ex-governador Beto Richa e os sócios privados da Sanepar e que o governo Ratinho se mostra agora pronto para cumprir.