Cerimônia de abertura da regional de Apucarana vai ocorrer no Ginásio de Esportes Osmar Panício, em Jandaia do Sul, às 20h

Evento esportivo terá início nesta sexta-feira (31), com cerimônia de abertura, e vai até quarta (5/6); haverá disputas em sete modalidades

Comunicação/JEPS

A fase regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) tem início nesta sexta-feira (31), em 13 municípios do Estado. Jandaia do Sul, que está localizado na região Norte Central – distante aproximadamente 386 quilômetros de Curitiba –, será sede da etapa válida pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação e Esportes do município, Jucimara Tomazini, a cerimônia de abertura do evento será às 20h, no Ginásio de Esportes Osmar Panício. “A solenidade é um momento especial para os quase 1,5 mil alunos-atletas que vão participar dos jogos. Eles serão recebidos e aplaudidos pela comunidade, bem como os professores e dirigentes, que durante esses dias deixam seus lares para acompanhá-los”, comenta Jucimara.

Além do desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta, haverá apresentações artísticas e homenagens. “Queremos valorizar quem ainda luta pela educação e pelo esporte. São duas áreas que devem caminhar juntas, mente e corpo precisam estar ligados, e que fomentam valores que Jandaia do Sul acredita, como na questão do desenvolvimento humano. Apesar de simples, esperamos que o dia de hoje fique marcado na vida de cada um dos envolvidos”, destaca a diretora.

Ela reforça que a partir desta sexta, Jandaia se torna a “casa” dos 16 municípios que o NRE de Apucarana abrange. “São pais que confiaram em nós a segurança de seus filhos. São crianças e adolescentes que vêm com sonhos, esperançosos por superar limites. Estamos trabalhando há meses para atingir as expectativas criadas, para oferecer a eles o melhor acolhimento, com condições apropriadas de alojamento, higiene, alimentação. Cabe aos nossos munícipes o papel de incentivadores, comparecendo na abertura, torcendo.”

Jucimara Tomazini: “Pais confiaram em nós a segurança de seus filhos; crianças e adolescentes vêm com sonhos, esperançosos por superar limites. Estamos trabalhando há meses para acolhê-los da melhor forma possível”

 NÚMEROS

Em 2019, haverá representantes dos 16 municípios do NRE: Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia. Ao todo, são 1.462 alunos-atletas inscritos – sendo 1.300 do ensino regular e 162 ACD (Atletas Com Deficiência) –, de 63 instituições de ensino, entre públicas, particulares e conveniadas.

DISPUTAS

As partidas vão ocorrer nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez; no ensino regular, entre alunos-atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, feminino e masculino. Há também disputas na categoria ACD. Os campeões das modalidades individuais e coletivas são classificados para a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná, que este ano terá como sede Cambé para os estudantes da regional de Apucarana.

 Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Jandaia do Sul.

Acompanhe a fanpage dos JEPS: www.facebook.com/jogosescolaresdoparana.