Foto/Portal do Tossinha.

A água é fundamental para vida, toso sabem que sem ela não existe vida, sabendo disso a Sanepar trabalha todos os dias sem descanso para que não falte águas nas residências e comércios, mas problemas técnicos acontecem e não podem ser previstos.

Na quarta-feira (04) o abastecimento de água em Jandaia do Sul foi prejudicado por um problema em uma chave (chave Mateus) que fica ao lado do Rio Marumbizinho onde é feito a captação de água distribuída em Jandaia. A companhia que administra as redes elétricas foi informada do problema e logo resolveu o problema, e até ser feita a captação de água e trata-la novamente leva um certo tempo, e só foi liberada para abastecimento após as 13:00h, distribuição essa que tem de ser feita gradativamente para que não entre ar nos canos de abastecimento, portanto é liberada nos pontos mais altos primeiro depois é liberada nos pontos mais baixos e distante da caixa d’água.

Assim o abastecimento foi inteiro normalizado por volta das 17:00h da quarta-feira (03).  Após as 20:00h o problema foi outro, o transformador na caixa d’água onde é feita a distribuição sofreu uma pane e um estouro, o barulho foi tão forte que foi ouvida pelos vizinhos, com isso ele foi desarmado e prejudicando novamente o abastecimento de água no município.

Na manhã de quinta-feira (04) a Reportagem do Portal do Tossinha foi até o escritório da sanepar para saber os motivos da suspensão no abastecimento de água, e no momento em que estava no escritório a companhia que administra as redes elétricas já estava trabalhando para solução do problema.

O problema a noite no transformador foi causado por um Gambá que subiu no poste e tocou nos fios elétricos na saída do transformador causando um curto. O Gambá morreu na hora, e na manhã desta quinta-feira (04) enquanto a reportagem estava no escritório da sanepar o abastecimento foi restabelecido. Mas devido a distribuição precisar ser feita gradativamente para que não entre ar nos canos de distribuição, a normalização do abastecimento em toda a cidade deve ser normalizada em algumas horas até que seja liberada todas as redes de distribuição.

A sanepar informa que está sempre a disposição para eventuais dúvidas, para entrar em contato com sanepar via telefone ligue para o número 0800-200-0115 e tenha em mãos uma conta de água.

Fonte: Portal do Tossinha com Sanepar.