Prefeito de Cambira: Emerson Toledo.

O prefeito, que esteve em Brasília na semana que passou, tratou de vários assuntos e citou diversas conquistas à população do município.

Saúde“Na Saúde estamos anunciando a conquista de 800 mil reais, sendo 200 mil já pagos a semana passada através do deputado federal Sérgio Souza e 600 mil que receberemos até o final de 2018, viabilizados pelo deputado federal João Arruda. Com esses recursos vamos poder cada vez mais aumentar a qualidade dos serviços oferecidos a nossa população pela Autarquia Municipal de Saúde. Disse o prefeito.

Retroescavadeira: “O município está recebendo do Ministério da Agricultura uma máquina retroescavadeira no valor de 274 mil reais. Neste caso o próprio Ministério efetua a compra e entrega a máquina ao município, diferente do caso da Pá-Carregadeira, que estamos adquirindo, em que o município realiza todo o processo licitatório para aquisição. Também acreditamos estar recebendo este equipamento do governo federal ainda esse ano. Assim sendo estaremos recebendo uma retroescavadeira e uma Pá-carregadeira, ambas novas, para atender a demanda na zona rural, que hoje é grande. Afirmou Toledo.

Educação: Em Brasília Toledo esteve em audiência no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), acompanhado do deputado federal Sérgio Souza, pedindo prioridade no processo de uma escola destinada a Cambira, que se arrasta desde 2009.

Cursos: O prefeito chamou a atenção dos interessados em fazer os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Segurança do Trabalho. Os dois cursos são oferecidos gratuitamente, em uma parceria entre o Município e IFPR, e serão ministrados na APMIF de Cambira. As inscrições deverão ser feitas até 30 de novembro pelo site: ead.ifpr.edu.br.

Crise: Emerson Toledo afirma que os pequenos municípios não passam por um bom momento, que é preciso buscar soluções, tomar medidas às vezes impopulares, para superar a crise. Mas que acredita no potencial do governador eleito Ratinho Júnior, que é de Jandaia do Sul e que tem demonstrado muita capacidade e eficiência para agir ao lado dos prefeitos, ajudando e buscando meios de desenvolvimento e fortalecimento desses municípios.

AMUVI: Questionamos o prefeito a respeito da eleição da AMUVI que deve acontecer no final desse ano, uma vez que Toledo faz parte da atual diretoria. Ele nos respondeu que a entidade deve contar com a união dos 26 municípios do Vale do Ivaí e vê na pessoa do Ditão Púpio, prefeito de Jandaia, cidade do governador, o nome ideal para promover essa união. Em relação a outros prefeitos que estão pleiteando o cargo, Toledo afirma que até o presente momento não foi procurado por nenhum deles.

Fim de ano: Toledo afirmou também que a cidade está se preparando para o final de ano. As praças sendo enfeitadas, teremos os Jogos do Comércio e várias outras atrações para atrair as pessoas para Cambira, promover lazer e confraternização das pessoas e também fortalecer e incentivar o comércio da cidade.