Anúncios

Habitissimo

É incrível como um simples pergolado pode fazer maravilhas na área externa de uma casa. É um elemento que pode ser utilizado para diversas finalidades e fabricado com diversos materiais, tudo dependerá da função que você quer dar a ele e do orçamento que tem disponível para o investimento. O mais interessante dos pergolados, além da versatilidade, é que não é necessário contar com muitos metros quadrados para sua instalação. Portanto, se você tem um quintal, terraço, varanda ou jardim pequeno saiba que você poderá fazer grandes projetos com seu espaço com a ajuda de um pergolado. Confira nossas ideias!

Sob medida para um pequeno espaço

Engana-se quem pensa que os pergolados são apenas para grandes quintais ou jardins. Muito pelo contrário, o fato de serem feitos sob medida permite que eles caibam perfeitamente em qualquer espaço. Podem ser fabricados em diversos tipos de materiais, desde o mais nobre como a madeira, passando pelos mais econômicos como de bambú até os mais resistentes como alumínio e aço. É uma ideia válida para todo tipo de espaço como um simples corredor, um pequeno jardim ou um cantinho do quintal.

Um diferencial para sua área externa

Os pergolados fornecem sombra, resguardam da chuva (quando contam com uma cobertura) e aportam charme e personalidade para qualquer espaço não importando seu tamanho. É uma maneira interessante e inteligente de valorizar o espaço externo, otimizando seu uso e tornando-o ainda mais bonito. Eles podem ser instalados com seus suportes presos ao chão ou como uma extensão da casa aproveitando a fachada como estrutura.

Criando um cantinho para relaxar

 

Um pergolado, por menor que ele seja, pode dar vida a um cantinho especial para relaxar ao ar livre. Utilize uma estrutura como essa para criar um espaço chill out, uma área para desconectar, ler, reunir-se com a família no final da tarde e relaxar. Para isso basta incluir alguns poucos móveis, melhor se forem resistentes aos intemperes, um colorido futton e almofadas no chão ou uma confortável rede. Para ficar ainda mais convidativo capriche na decoração com vasos de plantas, luminárias, quadros, velas e etc.

Para a área da churrasqueira… 

Tem uma churrasqueira ao ar livre em casa? Utilizar um pequeno pergolado sobre ela é uma maneira muito inteligente de tornar o espaço melhor acondicionado para seus churrascos no final de semana. É uma opção que combina muito bem com áreas de lazer oferecendo maiores opções para o aproveitamento do espaço e ajudando a delimitar a região em questão. Se a intenção for ter um local para utilizar a qualquer momento, faça chuva ou faça sol, é interessante investir em algum tipo de cobertura que proteja melhor a região, como o vidro ou policarbonato por exemplo.

… e para fazer refeições ao ar livre

Tomar café da manhã, almoçar, jantar e realizar celebrações em família pode ter um lugar convidativo e especial ao ar livre com a ajuda de um pergolado. A estrutura criará uma área delimitada onde posicionar a mesa e aportará um ar aconchegante e acolhedor para sua área de refeições. Como no caso anterior, aqui também convém investir em uma cobertura para o pergolado evitando assim que a chuva atrapalhe sua celebração ou refeição familiar.

Um ótimo lugar para cultivar suas plantas

A ideia mais interessante e charmosa para aproveitar uma área externa de pequenas dimensões é utilizar um pergolado como suporte para suas plantas e flores. É uma ideia interessante para quem conta com pouco espaço horizontal no jardim ou varanda mas gostaria de ter mais plantas em casa. Os vasos de plantas ou cachepôs podem ser pendurados nas vigas do pergolado ou você pode utilizar alguma espécie de planta trepadeira para crescer sobre a estrutura criando um charmoso telhado verde em seu jardim.

 Omar Guimarães: Arquiteto