Foi realizada na noite de terça-feira (27), ao lado do ginásio da Fafijan, uma observação astronômica organizada pela UFPR – Jandaia do Sul.

A observação contou com a presença de jovens de Jandaia do Sul e região, incluindo adolescentes da cidade de Sabáudia que estavam na cidade participando dos Jogos Escolares.

Usando telescópios, foram observados a Lua e os planetas gigantes gasosos Júpiter e Saturno. Pelas lentes do telescópio, a Lua exibiu suas múltiplas crateras, Saturno admirou a todos com seu belo anel e Júpiter apareceu acompanhado de três de suas luas.

Segundo o professor Alexandre Prusch Züge, organizador do evento, as luas de Júpiter são particularmente importantes para a Ciência e a História da Ciência, pois foi ao descobrir tais luas que Galileu Galilei observou pela primeira vez objetos orbitando outro planeta que não a Terra. Essa descoberta, feita no século XVII, foi muito importante para o entendimento de que os planetas orbitam o Sol, contrariando a crença de que o Sol girava em torno da Terra.

Este evento foi realizado dentro do âmbito do projeto Café com Astronomia, que conta com a participação de vários alunos da UFPR de Jandaia. Para saber mais sobre Astronomia e ser informado dos próximos eventos, todos são convidados a curtir a página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/CafeComAstronomiaUFPR/