Olá, leitores!

Estamos no mês em que se promove a campanha de conscientização sobre o Câncer de Próstata, o chamado “Novembro Azul”, então, vamos falar sobre o assunto?

A próstata é um órgão presente apenas nos homens, localizada próxima à bexiga e ao reto (porção final do intestino), cuja função é auxiliar na formação do sêmen. O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer nos homens brasileiros e seus principais fatores de risco são: idade acima de 50 anos, etnia afrodescendente e histórico familiar da doença. É importante lembrar que o tabagismo e a obesidade são fatores que aumentam a mortalidade desse tipo de câncer.

Com que sintomas devo ficar atento?

Se você é homem e tem mais de 50 anos, fique atento se o seu jato urinário começar a ficar mais “fraco”, se você começar a ter vontade de urinar muitas vezes ao dia (mais vezes do que o normal), se você tiver algum tipo de dificuldade para urinar, se você perceber sangue na urina ou no esperma.

Como funciona o rastreamento do Câncer de Próstata?

Homens a partir dos 50 anos de idade devem comparecer a um médico urologista para realização de exame de toque retal e de sangue (o chamado PSA). Após os resultados destes exames, o médico irá orientá-lo a respeito dos próximos passos a serem seguidos.

Por que o exame de toque retal é importante?

Cerca de 95% dos casos de câncer de próstata ocorrem na região periférica deste órgão, ou seja, ocorrem em uma região acessível pelo exame do toque retal. Além disso, o câncer de próstata em fases iniciais não apresenta sintomas, tornando o exame do toque retal ainda mais importante para o seu diagnóstico.

Qual o tratamento?

O tratamento do Câncer de próstata depende da extensão da doença, podendo ser cirúrgico ou não.

Essas são as informações gerais sobre o assunto. Se ainda ficou com dúvidas, consulte um médico urologista e converse com ele sobre todos os seus questionamentos e sintomas.

Abraço, até a próxima!