O Departamento de Educação realizou no mês de setembro nas Escolas Municipais de Jandaia do Sul palestras de proteção e prevenção contra o bullying infanto-juvenil pela psicóloga Fernanda Alves Baldim. As palestras foram motivadas em prol do mês de setembro ser reconhecido como “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

Diante da grande repercussão da temática, o Departamento de Educação de Jandaia do Sul se mobilizou para realizar atividades preventivas contra tal fenômeno. Para isso, os profissionais da educação consideraram de suma importância abordar questões referentes ao bullying no contexto escolar, a fim de criar nas escolas um ambiente acolhedor e positivo para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, com o intuito de auxiliar esse público na criação de recursos internos e sociais para o enfrentamento de situações complexas.

Assim, como forma de combate ao suicídio e também visando a promoção de saúde mental nas escolas, acredita-se que ao  abordar a temática do bullying, tal atitude pode acarretar em diminuição do sofrimento para algumas crianças ou jovens que se encontram em situações limite. Logo, ao ver uma situação de bullying devemos intervir, pois é nosso dever como profissionais e cidadãos zelar pela vida e lutar contra a violência entre criança e jovens. Pois, é na escola que se inicia a vida adulta e onde se constitui parte da personalidade, que influenciará na formação de bons cidadãos capazes de amparar uns aos outros perante suas dificuldades.