Foto/Portal do Tossinha.

A Defesa Civil 193 tem recebido vários chamados para combater incêndios em terrenos na cidade e na zona rural de Jandaia do Sul.

Algumas pessoas para evitar gastos, acabam ateando fogo em matagal para limpar seus terrenos, mas o que a população não sabe é que esse fogo pode sair de controle.

Na manhã desta quinta-feira (26) a Defesa Civil 193 recebeu mais um chamado para combater fogo em um terreno no bairro Santa Helena 2.

Os ADC Silvano e Vieira chegaram até a rua Gregório Luiz do Santos em frente ao nº 529, no local um terreno vazio em chamas causando uma cortina de fumaça que cobria parte do bairro.

O fogo foi combatido rapidamente, acompanhe a reportagem em vídeo sobre o alerta da Defesa Civil.

A Defesa Civil 193 alerta, com o tempo seco sem chuvas incêndios ambientais podem fugir do controle causando danos maiores, a fumaça ocasionada pelas chamas pode trazer problemas de saúde a toda população.

Fica o alerta a toda população para que não coloque fogo, aguardem até o fim da estiagem. Lembrando também que incêndio ambiental é crime, veja abaixo:

Lei 9.605, de 12/02/1998 (Lei de Crimes Ambientais)

Art. 41 – Provocar incêndio em mata e floresta:
Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único: Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.

Art. 42 – Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios em florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:
Pena: detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Art. 54 – Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa de flora:

Pena: reclusão, de um a quatro anos e multa, ou detenção, de seis meses a um ano e multa.