Anúncios

Na última quinta-feira (29), educadores participantes do Programa Cooperjovem em Jandaia do Sul, Kaloré, Mandaguari, Marialva e São Pedro do Ivaí participaram da live Conexão Cooperjovem, transmitida pelos canais da Cocari no YouTube e no Facebook. O evento foi conduzido pelo apresentador da TV Cocari, Thiago Laras, e pela assessora de comunicação da cooperativa, Cláudia Carvalho, que sortearam prêmios aos participantes.

Programação – O público chegou a mais de 2.300 pessoas alcançadas, que acompanharam a mensagem do presidente da Cocari, Dr. Marcos Antonio Trintinalha, destacando o papel dos educadores e do programa, especialmente no momento delicado pelo qual passamos. Os professores assistiram à palestra com o tema “Motivando para o Futuro”, do casal de professores João Carlos de Oliveira e Carmem Machado, que falaram sobre a importância de manter uma postura otimista e acreditar na própria essência para desenvolver um trabalho de sucesso. Além disso, comentaram a respeito da referência desempenhada pelos professores em relação a seus alunos.

Reflexão sobre o futuro – Dr. Marcos Antonio Trintinalha deu as boas-vindas ao participantes. “Infelizmente, não pudemos realizar o evento presencialmente, mas devemos buscar alternativas, assim como vocês têm feito com as aulas remotas. O grande objetivo desse evento é promover a reflexão sobre o que aconteceu no último ano e as consequências dessas mudanças em nossas vidas, que nos levaram a novas práticas. A questão que nos tem alcançado é: como construir o futuro? Até o ano passado, não fazíamos ideia do que iria acontecer. Se alguém dissesse que reuniões e aulas seriam todas on-line, seria difícil conceber essa realidade. Porém, isso se concretizou e, neste momento, pensamos em como será o futuro para esses jovens que estão passando por essa intensa transformação”, comentou.

Trabalho dos educadores – Para o presidente da cooperativa, o debate sobre o futuro dos jovens neste período é um ponto fundamental para os educadores, que têm importância capital na sociedade. “Os professores desenvolvem um papel importantíssimo para as nossas comunidades e, para as cooperativas, o trabalho dos professores do Cooperjovem tem uma relevância ainda maior, já que, além de todas informações dos conteúdos habituais, vocês apresentam também os valores cooperativistas”, disse.

Cooperativismo na sociedade – A educação cooperativista, promovida pelo Cooperjovem, tem o potencial de chegar a um número maior de estudantes, considerando os benefícios trazidos para os estudantes e suas comunidades. “Na Cocari, contamos com uma grande estrutura, que nos permite que esse trabalho seja ampliado para outras localidades. Acredito que nossa contribuição para ajudar a criar um futuro melhor é justamente levar um pouco do cooperativismo para a sociedade”, avaliou.

Novo fôlego – Para o analista de Cooperativismo, Hugo Felipe Carnelossi, o evento alcançou seu objetivo. “O Conexão Cooperjovem levou uma mensagem de inspiração e apoio para os nossos educadores. O palestrante João Carlos é um profissional que nosso público admira muito e ele soube conduzir perfeitamente a palestra, incentivando os professores a continuarem se reinventando nessa pandemia com as aulas on-line. Já a professora Carmem Machado, uma das apoiadoras do Programa em todo o Brasil, mostrou como eles podem fazer isso, trazendo vários exemplos de como diversificar as aulas neste momento”, destacou.

Agradecimentos – O retorno dado pelos profissionais participantes também comprova o sucesso da live. “Segundo relatos dos próprios professores, foi uma excelente ideia trazer o casal em uma só palestra para conversar com os educadores. Em nome da Cocari, agradecemos a presença dos palestrantes. Gratidão ao nosso público de professores do Programa Cooperjovem, sempre muito participativo junto à cooperativa, e ao apoio do Sescoop/PR e da coordenadora do Programa no Sescoop, Fabianne Ratzke, uma grande incentivadora”, disse.

Participação de todos – Para Carnelossi, o envolvimento coletivo é essencial ao programa. “Esse programa só acontece porque, assim como no cooperativismo, tudo começa quando pessoas se reúnem em torno de um mesmo objetivo”, ressaltou.

 Assista – O evento continua disponível em nosso canal do YouTube. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=J4SZIzyMNtY

(Imprensa Cocari)

Compartilhe o post com seus amigos!