Representantes de 20 municípios participam da regional dos 62º JAPS, em Jandaia do Sul, de 5 a 7 e de 12 a 14 de julho. (Foto: Lilian Nariai).

Jandaia do Sul sedia neste fim de semana (5 a 7) e no próximo (12 a 14), a fase regional dos 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPS), pela Divisão B, Região 4 – Londrina. Cerca de mil atletas de 20 municípios participarão do evento esportivo, que contará com disputas em cinco modalidades: basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol. Nesta edição, nenhuma equipe se inscreveu na bocha e apenas uma no bolão – no caso, o time feminino de Arapongas, que automaticamente se classifica para a final da Divisão B.

Além de Jandaia do Sul, haverá na competição delegações de Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Cafeara, Cambé, Cambira, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Porecatu, Rolândia, Sabáudia e Sertanópolis. Não terão representantes na regional deste ano, Bela Vista do Paraíso, Bom Sucesso, Califórnia, Jaguapitã, Miraselva, Pitangueiras, Prado Ferreira e Primeiro de Maio.

DIVISÃO B – DE ACESSO

A fase regional dos Jogos Abertos do Paraná ocorre simultaneamente em outras 11 cidades. As equipes campeãs de cada região passam para a final da Divisão B, que vai ocorrer em Ivaiporã, de 23 a 29 de agosto. Já os melhores colocados dos JAPS B acessam à elite estadual do esporte e disputam, ainda em 2019, a Divisão A em Toledo, de 11 a 20 de outubro. É nesta divisão principal que ocorrem também os confrontos nas modalidades individuais.

Na região 4, Londrina tem conseguido manter-se na Divisão A em diversas modalidades e vai competir na Divisão B, em Jandaia do Sul, apenas no futsal masculino. O time de futebol de Apucarana é outro que, em 2018, classificou-se entre os seis que este ano compõem a Divisão A da modalidade.

ATLETAS

Podem ser inscritos para os Jogos Abertos do Paraná – Divisão B, em regra geral, atletas nascidos até 2001 – a partir de 17/18 anos –, com algumas particularidades previstas no Regulamento, como no futebol, que delimita os nascidos entre 1998 e 2001. Nas demais modalidades não há limite máximo de idade, sendo que ainda há as que aceitam dois jogadores nascidos até 2002 – a partir de 16/17 anos. Em todos os casos é preciso ter vínculo com o município para o qual irá jogar.

JANDAIA DO SUL

Localizado na região Norte Central do Paraná e distante 386 quilômetros da capital Curitiba, o município de Jandaia do Sul possui aproximadamente 21.122 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conhecida pela educação de qualidade, pelo histórico de formação de profissionais em toda a região e, mais recentemente, por abrigar um dos campi avançados da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a cidade busca também tornar-se referência no esporte.

Em junho deste ano, foi sede da fase regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) e, agora, recebe a regional dos Jogos Abertos. “Isso demonstra a valorização que a administração local dá ao esporte, participando das competições e abrindo as portas para ser sede. É um município que possui condições muito boas de realização de eventos desse porte e que está próximo de outros que podem dar suporte, se necessário, porque há um diálogo de colaboração”, diz o coordenador técnico da regional dos JAPS em Jandaia do Sul, Marcelo Neves.

Segundo ele, são meses de planejamento para que a regional transcorra com sucesso. “São mais de mil pessoas envolvidas, o que demanda sintonia com as equipes técnica, administrativa, com os municípios participantes, dirigentes, atletas. Por aqui estamos comprometidos e prontos para receber a partir desta sexta [5] as delegações.”

Com relação aos Jogos Abertos do Paraná, Neves ressalta ser uma competição de tradição. “Dá divulgação aos municípios que participam e revela muitos talentos, não é à toa que chega à 62ª edição. Atletas de alto nível já foram descobertos graças à visibilidade que os JAPS proporcionam”, comenta ele. “Talentos que recebem apoio do Governo do Estado por meio de um programa chamado ‘Geração Olímpica’, que são bolsas de nível escolar até internacional para os atletas, chegando a até R$ 3 mil de incentivo”, explica o coordenador.

Marcelo Neves: “Os Jogos Abertos do Paraná dão divulgação aos municípios que participam e revelam muitos talentos; atletas de alto nível já foram descobertos por meio dessa competição”. (Foto: Lilian Nariai).

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Vale lembrar que apesar de os jogos terem início nesta sexta-feira na regional de Jandaia do Sul, a abertura oficial do evento vai ocorrer no sábado (6), às 19h30, no Ginásio de Esportes Osmar Panício. No cerimonial estão previstos desfile das 20 delegações, acendimento da pira olímpica, juramento do atleta e apresentações artísticas.

PROGRAMAÇÃO

Para saber os horários e os locais de disputa de todas as modalidades/categorias, nesta primeira etapa dos JAPS B – Região 4, basta clicar neste link.

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio da Prefeitura de Jandaia do Sul. Acompanhe também a fanpage dos JAPS: www.facebook.com/jogosabertospr.

COM/JEPS