No dia 6 de março, iniciaram-se mais duas novas turmas do programa “Jovem Aprendiz Cooperativo Administrativo”, organizado pelo Sescoop/PR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná, e desenvolvido em parceria com a FAFIMAN, Cocari, Aurora Alimentos e Sicredi.

O objetivo do programa é “oferecer ao aprendiz formação integral, pautada em valores cooperativistas, que permitam desenvolver a sua capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho e as competências necessárias ao desempenho de sua atividade.”(*)

O primeiro módulo trabalhado foi “Cooperativismo”, ministrado pela instrutora Rosa Mara Gregório, com destaque para o desenvolvimento do espírito cooperativo. Como uma das atividades, os jovens recolheram alimentos e produtos de limpeza para o Asilo São Vicente de Paulo.

A entrega foi realizada no dia 14 de março, pelos alunos, acompanhados da professora Mara, da funcionária Rosângela Paulino de Oliveira e do professor Antonio Carlos Xavier, diretor da FAFIMAN.

Foi um momento de descontração e emoção, oportunidade em que a solidariedade foi praticada na partilha de bens consumíveis e na relação afetuosa entre os jovens e os idosos.

Segundo a professora Mara, o evento tem efeito marcante na vida dos aprendizes, pois entraram em contato com uma realidade muitas vezes distante de seu dia a dia, deram e receberam carinhos de pessoas que, em alguns casos, são esquecidas pelas famílias e pela sociedade.

Os professores Antonio Carlos Xavier, diretor, e Emerson Carlos Pinhati, vice-diretor da FAFIMAN, parabenizam a professora Rosa Mara pela organização da atividade, e os jovens aprendizes pelo envolvimento e lição que deram de cidadania e cooperativismo.

(*) Disponível em: <http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/images/Comunicacao/2017/transparencia/Relatorio_Gestao_2016_Sescoop_PR.pdf